Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Brasil exporta mais suínos com efeitos da crise no Canadá e UE

A exportação da carne suína teve incremento de 17,9% no primeiro trimestre desse ano comparado a 2008.

Redação (9/4/2009) – A crise na suinocultura do Canadá e a redução do plantel na União Europeia (UE) garantiram o crescimento das exportações brasileiras de carne suína no primeiro trimestre do ano na comparação com igual período de 2008. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini. No Canadá, muitos produtores abateram animais para evitar gastos adicionais com a alimentação dos plantéis.

De acordo com números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de carne suína tiveram incremento de 17,9% no período, totalizando 116,3 mil toneladas. Apesar dos resultados positivos, a ABCS insiste na necessidade de inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Na prática, a inclusão significa financiamento para estocagem por parte das indústrias. As carcaças seriam dadas como garantia dos empréstimos.

O pedido foi apresentado ontem (8) por Valentini e por representantes de associações estaduais de suinocultores ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que se comprometeu a avaliar o pleito. Valentini disse ainda que os preços de venda não cobrem os custos de produção. Na média, o prejuízo é de R$ 80 por suíno vendido.