Redação (13/04/2009)- O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que a economia do país mostrou melhorias em vários setores em março, mas ressalvou que ainda enfrenta dificuldades por causa da fraca demanda global. De qualquer forma, creditou o desempenho econômico “melhor do que o esperado” ao efeito das medidas tomadas por Pequim para lidar com a crise internacional.No fim do ano passado, o governo chinês apresentou um pacote de estímulo econômico de mais de US$ 500 bilhões.
Questionado se a administração chinesa pode tomar mais ações para incentivar a economia, o premiê disse que, primeiramente, o governo deve acelerar os esforços para executar políticas e iniciativas do pacote existente.
Recursos adicionais para estimular a economia que foram incluídos no orçamento precisam ser liberados e regras específicas para reforma e revitalização de indústrias-chave devem ser formuladas o quanto antes, afirmou Wen.
Em entrevista concedida à imprensa estatal chinesa, o primeiro-ministro avisou que sua gestão acompanhará de perto as mudanças na economia doméstica e mundial e pode elaborar novos planos se necessário.