Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Brasil negocia sobre mercado suíno com a Rússia

Brasil apoia entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio).

A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS destaca com satisfação que o governo federal “está firme na posição de só apoiar a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) mediante o cumprimento, por Moscou, de compromisso já firmado de melhora do acesso da carne suína do Brasil àquele mercado”.

Segundo o presidente da ABIPECS, Pedro de Camargo Neto, que no início da semana esteve em Moscou acompanhando delegação oficial brasileira, há duas negociações paralelas em curso com a Rússia: o apoio ou não do Brasil ao processo de ingresso daquele país na OMC, dependendo das condições que os russos dispensarão às importações de carnes; e a tentativa de reverter as alterações no sistema de cotas e de tarifas extra-cotas realizadas no final de 2008.

“Precisamos conseguir para 2010 o princípio da Nação Mais Favorecida (MFN, na sigla em inglês) da OMC, acabando com a discriminação geográfica. Para 2009, a Rússia precisa cumprir o prometido em 2005, ou seja, manter o fluxo comercial. É preciso impedir que os russos obriguem o Brasil a se ajustar ao volume de cotas “outros países”, resume Camargo Neto, que agora está em Pequim, acompanhando a negociação com a China visando à abertura daquele mercado à carne suína brasileira.

Se a Rússia mantiver o sistema de cotas em 2010, que seja aberto a todos os países, defende a ABIPECS. O setor é contra o critério de origem geográfica, que não favorece os países mais competitivos, sobretudo o Brasil, quarto maior exportador mundial de carne suína. O princípio da Nação Mais Favorecida é o ideal.

“Em 2005, a Rússia aceitou os termos necessários para o apoio do Brasil ao processo de acessão à OMC. É preciso insistir nesse ponto. O comércio Brasil-Rússia, infelizmente, ainda é limitado predominantemente a carnes. Perder, ou não ganhar, é totalmente inaceitável”, afirma Camargo Neto. Segundo ele, a Rússia continua interessada em entrar na OMC e o apoio do Brasil é muito importante. Isso dá ao Brasil enorme poder de barganha, comenta o presidente da ABIPECS.

Abipecs na AVESUI 2009  –  Pedro de Camargo Neto, que regressa de sua viagem a Moscou e Pequim no final desta semana, estará na segunda-feira, dia 27 de abril, às 9h15, na AVESUI 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ele fará uma apresentação sobre o “Panorama da Suinocultura Brasileira”. Camargo Neto falará com a imprensa sobre as negociações internacionais relacionadas à abertura de novos mercados e ao melhor acesso aos clientes já conquistados.