De acordo com a gerente de recursos humanos da Alfa, Janete Volpato, o projeto foi idealizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e prevê a melhoria do bem-estar das pessoas através de diagnósticos gratuitos de Pressão Arterial (P.A.), exames de glicose, avaliação de batimentos cardíacos e a distribuição de cartilhas educativas. “As secretarias municipais da região de atuação da Alfa também estão contribuindo no projeto cedendo profissionais e apoio logístico”, acrescentou Janete. A UNIMED é a parceira oficial do evento em Chapecó, Extremo-Oeste e Planalto Norte (nesta região, juntamente com a Escola de Enfermagem Damo).
Para o presidente da Associação Atlética e Recreativa Alfa – AARA, Nelson José Guarezi, o “Cooperativa Saudável” complementa um vasto trabalho na área de saúde já efetivado pela Alfa aos funcionários, como o acompanhamento, da seleção ao desligamento, através dos exames médicos periódicos, serviço odontológico e refeitório. “Vamos aproveitar o encontro amistoso do Dia do Trabalhador para ampliar o desenvolvimento humano de nossos colegas e de seus familiares”, estimulou Guarezi.
O “Cooperativa Saudável” não é de aplicação obrigatória, mas para o analista de treinamento da Alfa, Alexandre Marcos Bonan, que está mobilizando pessoas e estrutura, a iniciativa da cooperativa também é uma forma de valorizar a intenção da OCESC-SESCOOP, “até porque estaremos aplicando um questionário que desenhará o perfil do estímulo de vida individual – PEVI”. Bonan adiantou que o levantamento trará informações fundamentais para decisões vindouras acerca de nutrição, controle de estresse, comportamento preventivo e relacionamento social.