Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Suinocultura beneficiada

Linha Especial de Crédito para carne suína é publicada no Diário Oficial da União. Liberação chega em boa hora.

Após muito diálogo, as condições para contratação de Linha Especial de Crédito (LEC) para carne suína foram publicadas. Nesta segunda-feira (4), o Diário Oficial da União (DOU), por meio da portaria n° 279, fez o anúncio.

Conforme divulgado no mês passado, A base de cálculo do financiamento será de R$ 1,80 por quilograma de suíno vivo e poderão participar da operação, produtores rurais, cooperativas, beneficiadores e agroindústrias que beneficiem ou industrializem carne suína. A medida chega em boa hora, uma vez que o mercado teme as sequelas da Gripe H1N1 na demanda pelos produtos suinícolas. A doença foi chamada incialmente (e errôneamente) de gripe suína, mesmo que o problema seja de saúde pública e não saúde animal.

De acordo com o DOU, o prazo de contratação é setembro de 2009 e o reembolso deve ser feito em até 180 dias, podendo ser estabelecidas amortizações intermediárias a critério do agente financeiro. Vale ressaltar que no caso das unidades de beneficiamento ou industrialização não vinculadas às cooperativas de produtores rurais o valor dos créditos fica limitado a R$ 20 milhões.

Confira a íntegra da Portaria Interministerial n° 279.

– Com informações da Assessoria do MAPA