Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Mapa deve apoiar SNDS

Stephanes acredita que há momentos em que alguns setores precisam de mais atenção e este é o caso da suinocultura.

O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, recebeu ontem o Presidente em exercício da Associação Brasileira dos Criadores  de Suínos (ABCS), Irineu Wessler, para discutir o apoio da pasta ao XIII Seminário de Desenvolvimento da Suinocultura. Wessler, que conseguiu levar para o encontro nada menos do que seis deputados do Paraná, de diversos partidos, saiu da reunião confiante diante da sensibilidade do Ministro para com a conjuntura que atravessa o setor.

“Há momentos em que alguns setores precisam de mais atenção e este é o caso da suinocultura”, comentou Reinhold Stephanes. Irineu Wessler fez uma explanação do quadro em que se colocava o XIII Seminário antes da crise provocada pela “Gripe A” e sobre os desdobramentos que se descortinam desde o início daquele fenômeno.

Estiveram presentes apoiando o pleito dos suinocultores os deputados Moacir Micheletto (PMDB), Dilceu Sperafico (PP), Abelardo Lupion (DEM), Assis do Couto (PT), Alfredo Kaefer (PSDB) e Eduardo Sciarra (DEM).

Em sua explanação, Wessler disse que o setor estava muito confiante com as possibilidades que se anunciam no mercado interno a partir das ferramentas desenvolvidas pela Campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína. E que o XIII Seminário seria o exatamente o ambiente onde representantes de toda a cadeia produtiva debateriam a visão estratégica que objetiva aumentar o consumo per capita dos brasileiros em 2 kg, nos próximos três anos.

“Ocorre que estamos atravessando um dos momentos mais delicados da história da suinocultura brasileira e o Seminário, que era centrado nas discussões sobre como aumentar a participação da carne suína no mercado, agora, com a crise, vai ter que tratar igualmente da sustentabilidade do setor, da sua sobrevivência”, disse Wessler ao Ministro.

Irineu Wessler apresentou a Stephanes as conseqüências para o campo do aumento de 2 kg no consumo per capita dos brasileiros:

a)Mais 200 mil matrizes
b)Consumo de 10 milhões de sacas de milho
c)Consumo de 4,2 milhões de sacas de soja
d)Investimentos de R$1 bilhão em instalações nas granjas
e)Geração de 12 mil empregos diretos

O Presidente da ABCS, ao responder preocupações quanto ao crescimento da oferta, disse que “a evolução da renda das classes “C”, “D” e “E” no Brasil, nos últimos 15 anos, é um indicador seguro de que o mercado registra uma demanda crescente para proteínas de origem animal”.