O Governo de SP avança em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural e impulsionar a empregabilidade
Governo de SP avança em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

O Governo do Estado de São Paulo avança na qualificação da mão de obra rural através de parcerias estratégicas. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a AGCO (líder global em máquinas agrícolas) e o Centro Paula Souza (responsável pelas ETECs) uniram forças para oferecer capacitação prática em mecanização e agricultura de precisão.
Essa iniciativa faz parte da nova política pública estadual para a formação de profissionais do agro, anunciada em julho. O objetivo é impulsionar a empregabilidade dos jovens no campo, oferecendo cursos de curta e média duração com foco em demandas reais do setor, como operação e manutenção de tratores e colheitadeiras.
“Estamos avançando na qualificação da mão de obra em parceria com a iniciativa privada com foco na agricultura 4.0, justamente para que os jovens das ETECs paulistas possam se posicionar cada vez melhor na fronteira tecnológica do agro”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
Estudantes de três ETECs do interior paulista já iniciaram as aulas práticas na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Os treinamentos, que seguem até 1º de agosto, contam com tratores e pulverizadores de última geração das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, do grupo AGCO. O curso soma 161 horas de formação (82 horas presenciais) e acontece em duas etapas: de 22 a 25 de julho, focando em tratores, e de 29 de julho a 1º de agosto, em pulverizadores e tecnologias de aplicação.
O projeto visa preparar jovens para os desafios da agricultura moderna, unindo teoria e prática com o acompanhamento de instrutores especializados. Ao final, os participantes receberão certificado, e os três melhores terão a oportunidade de estagiar em concessionárias da AGCO.
Além de investir em qualificação, o Governo de São Paulo busca responder a uma crescente demanda por mão de obra qualificada no setor agropecuário, que, no último levantamento do Cepea em parceria com a CNA, empregava mais de 28 milhões de pessoas, representando 26% do total de ocupações do país.























