Saiba como o Governo da Bahia e universidades discutem a preservação de aves nativas e o fortalecimento da avicultura familiar
Governo da Bahia e universidades discutem fortalecimento da avicultura familiar e preservação de aves nativas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia se reuniu com representantes do IF Baiano e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para discutir ações voltadas ao desenvolvimento da avicultura, com foco na criação, proteção e preservação de aves nativas da Bahia. A agenda também abordou parcerias para o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que apoia a agricultura familiar no Médio Sudoeste.
Entre os temas debatidos, esteve o fortalecimento da Rede de Guardiões de Aves, que já conta com 17 núcleos no estado. A proposta é identificar cooperativas e associações em Territórios de Identidade que possam atuar na preservação do patrimônio genético de aves nativas, incluindo a implantação de um incubatório.
O Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que busca beneficiar cerca de 130 famílias na região, também foi discutido. A iniciativa visa integrar sistemas produtivos como piscicultura, policultura e avicultura para gerar renda para a agricultura familiar.
Leia também no Agrimídia:
- •Porto de Paranaguá consolida liderança global na exportação de frango congelado em janeiro de 2026
- •#TBTAgrimidia: 1981 Impulsionando o Consumo de Frango no Brasil com destaque
- •Canadá faz recall de frango por contaminação química em Quebec
- •Exportação de ovos do Espírito Santo dispara e impulsiona agronegócio
O titular da SDR, Osni Cardoso, afirmou que as iniciativas, embora ainda em estudo, podem fortalecer a produção de alimentos saudáveis no estado. O presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território Médio Sudoeste da Bahia (Coopamesb), Dorival Júnior, ressaltou a importância de dinamizar o processo “para garantir sustentabilidade aos agricultores e levar a pesquisa diretamente à realidade das famílias.”
O encontro contou com a participação de Leonardo Farias (SDR), dos professores Djalma Santana e Rômulo Spósito (IF Baiano), e Ronaldo Vasconcelos (UESB), além de outros especialistas e representantes da SDR e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).




















