Redação (14/01/2009)- O uso de laser pode ser uma boa alternativa ao método tradicional de debicagem na avicultura. De acordo com pesquisadores do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o uso do infravermelho é melhor para o bem-estar animal e não prejudica sua produtividade.
Os pesquisadores, juntamente com estudantes da Universidade de Purdle afirmam que o laser já é utilizado na medicina humana. Além disso, a tecnologia parece ser mais precisa e menos dolorosa para os animais. O estudo comparou galinhas que foram debicadas de uma forma convencional (com lâmina) e galinhas que foram debicadas com o laser. Tanto a produção de ovos e os níveis de estresse não diferiu entre os dois grupos. No entanto, as aves tratadas com laser apresentaram menor agressividade e picagem das penas entre elas.
Estes resultados diferem de um estudo que foi realizado nos Países Baixos, na década de 90. Neste estudo, pesquisadores holandeses revelaram que as perdas (através da agressão) foram maiores no grupo tratado com laser.