Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XIII SNDS será lançado hoje

O seminário será realizado de 01 e 03 de julho de 2009, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR).

Redação (27/02/2009)- Debater a conquista do mercado interno é o objetivo do XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA SUINOCULTURA, que será lançado hoje, dia 27, em Toledo. A solenidade acontecerá no Olinda Park Hotel, às 20h, com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Irineu Wessler. O seminário será realizado de 01 e 03 de julho de 2009, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, Paraná.

 O seminário tem como propósito trabalhar com as informações que desvendam o perfil do consumidor nacional de carne suína. A intenção é reunir todos os elos da cadeia no sentido de eliminar possíveis obstáculos e satisfazer a expectativa dos clientes. Para isso, o evento terá como tema A conquista do mercado interno.
Pesquisas de mercado contratadas pela ABCS indicam que o produto chega ao varejo de forma distante das expectativas do consumidor, seja pelo formato, pelo volume, pela falta de praticidade e conveniência, seja por que na maioria das vezes é apresentado associado à gordura.
É dessa forma que o XIII Seminário será um importante caminho no sentido de debater com profundidade o conjunto de problemas que colocam o Brasil numa das últimas classificações do ranking mundial de consumo. O País é o quarto maior produtor e quarto maior exportador de carne suína do mundo. No entanto, tem consumo per capita de cerca de 13 kg/ano enquanto países com altos índices de IDH consomem médias de mais de 40kg/ano – a média européia é de 45 kg/percapita/ano.
A ABCS sustenta um projeto que visa aumentar em 2 kg o consumo per capta de carne suína, no Brasil,  em três anos. Ou seja,  visa atingir  uma meta de 15kg/per capita/ano. Para atingir este objetivo seria necessário adicionar 200.000 novas matrizes no plantel tecnificado; aportar investimentos de mais de R$ 1 bilhão em granjas além de vultosas somas nos demais elas da cadeia; gerar demanda adicional de 15 milhões de sacas de milho e 6,2 milhões de sacas de soja. Dois quilos per capita no consumo dos brasileiros representariam  12.000 novos empregos diretos e estimados outros 60.000 indiretos.
* Estas e outras informações estão disponíveis no site
www.seminariosuinocultura.com.br