Acaba de ser fundada no Brasil a Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Iscas Inseticidas (Abraisca). Criada pelas três principais empresas neste segmento – Atta-Kill do Grupo Agroceres, Unibrás e Dinagro – a nova entidade vai representar um setor que comercializa iscas formicidas.
Criada para representar o segmento em questões comerciais e ambientais, a Abraisca terá, entre suas bandeiras, o combate ao comércio de iscas formicidas irregulares especialmente no mercado agrícola. Junto com o Sindag (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola), a Abraisca vai engrossar o coro junto ao Ministério da Agricultura e outros órgãos a fim de reforçar a fiscalização neste setor.
Segundo a nova entidade, estima-se que mais de 3 mil toneladas de iscas formicidas irregulares foram comercializadas em 2008. São dezenas de marcas à venda no mercado com irregularidades de registro, embalagens, formulação ou indicação de uso, tudo em total desacordo com a legislação de agrotóxicos e legislação ambiental, levando lojistas e consumidores a riscos de multas e punições severas, como processo criminal, interdição do estabelecimento comercial e destruição da lavoura onde as iscas formicidas ilegais foram usadas.
A Abraisca também pretende desenvolver campanhas de conscientização sobre o uso adequado de produtos regulares que, além de mais eficazes, são mais seguros ao homem e ao ambiente, visto que seus testes e laudos foram aprovados pelas autoridades competentes, para que pudessem ser vendidos para uso na agricultura.
Informações sobre a Abraisca e as iscas irregulares podem ser encontradas no site da associação www.abraisca.org.br