O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, deverá agendar audiência com o ministro Reinhold Stephanes para buscar aproximação junto à União Europeia (UE) com vistas à abertura daquele mercado para a carne suína nacional. A iniciativa foi alinhavada por solicitação do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado (Sips) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).
Conforme o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, a ideia é formalizar convite a uma missão da UE para auditar a cadeia do setor no Rio Grande do Sul e verificar a qualidade e os cuidados sanitários dos produtos gaúchos. “O País exporta carne bovina de estados livres de febre aftosa com vacinação. O suíno não é vacinado, nem é portador subclínico da doença”, justifica.
Machado deverá tentar também uma audiência na embaixada da UE em Brasília para formalizar o pleito do Rio Grande do Sul. Kerber acredita ainda que a iniciativa gaúcha deverá mobilizar outros estados a buscar o mercado europeu.