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Opinião

Balanço Cooperalfa

<p>Presidente da Cooperativa, Romeo Bet, faz análise das conquistas da entidade em 2009.</p>

Dois mil e nove, um ano de profundas reflexões para todos os gestores das corporações conectadas ao agronegócio, onde a regra foi – e está sendo -, cautela e gerenciamento sustentável. Contudo, a economia dá sinais de melhora, a confiança creditícia retornou, e o susto do anti-consumo forjado pelo negativismo coletivo está ficando para trás. Assim, a diretoria da Cooperalfa decidiu finalizar o projeto do Novo SUPERALFA Chapecó (SC), onde foram investidos R$ 15 milhões entre a obra e estoques.

O cliente moderno, urbano ou agrícola, certamente já se despiu do porre midiático que propalou, por longos meses, uma crise nascida (e sentida), nos EUA. No fundo, o que o cliente de hoje exige, é confiança, ética comercial, atendimento que o respeite de verdade, ambientes humanizados, produtos de primeira qualidade e, ainda, locais onde ele seja ator da evolução, isto é, onde possa contribuir com o desenvolvimento daquela corporação e, por extensão, da sociedade, afinal suas idéias são ativos de valor. Porém, para isso, é necessário humildade para ouvi-lo e pelo cliente sermos guiados.

O novo Superalfa Chapecó tem esse semblante: é um projeto idealizado por nossas equipes internas; cada detalhe respira e reflete nossos valores essenciais: a integridade, a entre-ajuda, a visão ambiental, a construção cidadã. São 25 mil itens que a população de Chapecó e arredores pode desfrutar, sendo atendida por profissionais especializados. Tivemos sim de nos desafiar e nos reinventar para concluir esse projeto, pois a era não é mais a dos “secos e molhados” do início dos anos de 1970.

Dessa forma, a diretoria da Cooperalfa cumpre seu papel de manter sólida essa organização, diversificada e eficaz, oportunizando retorno às famílias de agricultores associadas e carinho único ao público das cidades, num ambiente impecável e diferenciado, guiado por políticas mercantis que dispensam comentários. Assim como outras iniciativas bem sucedidas, a Alfa continuará desempenhando sua missão e praticando ações com indiscutível paixão, visível comprometimento e perceptível dedicação.

Cooperalfa, números, atividades e principais projetos:

Fundação – 29 de outubro de 1967, por Aury Luiz Bodanese, Setembrino Zanchetti (ambos em memória), e outros 35 abnegados cooperativistas. Bodanese governou a Cooperativa Regional Alfa até 1997, quando assume a presidência, por 12 anos, o agrônomo Mário Lanznaster. Em 13 de março de 2009, é eleito o terceiro presidente na história da cooperativa, o agricultor de Planalto Alegre Romeo Bet, idealizador do NOVO SUPERALFA, ele que também é vice-presidente da Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC.

– Faturamento da Cooperalfa em 2008: R$ 1 bilhão e 60 milhões.
– Meta de receita total em 2009: R$ 1 bilhão de reais.
– Índice de Liquidez Corrente (reais disponíveis para cada real de dívida no curto prazo): 2,35
– Índice de Liquidez Geral (reais disponíveis para cada real de dívida no curto e longo prazos): 1,16
– R$ 65 milhões gerados por ano aos cofres públicos, em tributos
– 14.800 famílias de agricultores associados, 80% inseridos na economia familiar;
– 1.900 funcionários, sendo 150 somente no novo Superalfa Chapecó;
– Equipe de assistência técnica no campo: 120 profissionais, entre técnicos agrícolas, agrônomos e veterinários
– 118 CNPJs, entre lojas agropecuárias, supermercados e silos graneleiros;
– Unidades instaladas em 50 municípios, sendo três no PR;
– Capacidade de armazenagem de grãos (estática): 7,8 milhões de sacas;

– Movimentação média de cereais/ano: 15 milhões de sacas;
– Investimento no novo Superalfa Chapecó: R$ 15 milhões, sendo 13 milhões na obra e equipamentos, e R$ 2 milhões em estoques iniciais;

Principais atividades desenvolvidas pela Alfa:
– Indústrias de soja e de trigo. Nas farinhas de trigo, principais clientes são a Nestlé e Bauducco.
– Marcas-destaque: Delis, Flor do Oeste, Alfa-Mix, Azulão e Jubá.
– Fábrica de rações Nutrialfa.
– Revenda de insumos agro-veterinários, como sementes, adubos, etc.
– Compra e venda de milho e feijão.
– Suinocultura, produção de leite e avicultura (industrialização via Aurora);
– Postos de Combustíveis Bandeira BR

Principais programas:
– Campo Demonstrativo Alfa – Chapecó e Planalto Norte
– Plantio direto e recolhimento de embalagens de agroquímicos;
– De Olho e Qualidade Total Rural
– Plantas Medicinais
– Envolvimento Feminino e da Juventude Agrícola
– R$ 27 milhões em Cota-Capital distribuída, e R$ 75 milhões acumulados, a distribuir aos cooperados com 60 anos, ou mais.

Gestão/virtudes/valores:
– Transparência, ética, integridade, comprometimento, ajuda mútua, visão coletiva, espírito empreendedor e distribuição efetiva de resultados.

Principais Parcerias e/ou vinculações societárias:
– Epagri, CIDASC, FATMA, IBAMA, OCESC/Sescoop, Aurora, Hidrelétrica Maué, Fecoagro, Coodetec, Sicoob/SC.