[quotes_menu]

Mercado Interno

Nova entidade varejista

<p>Associação Nacional dos Fornecedores do Varejo quer analisar contratos que estão sendo impostos unilateralmente por grandes empresas.</p>

Pelo menos 20 entidades que representam empresas que possuem relacionamento comercial com o grande varejo brasileiro estão se reunindo numa nova instituição que será denominada de Associação Nacional dos Fornecedores do Varejo (ANFV). O objetivo, num primeiro momento, é estudar e avaliar os contratos que estão sendo impostos unilateralmente pelas grandes empresas do setor e que deixam de fora quem não se submete às regras ditadas pelas grandes corporações que dominam o varejo brasileiro.

“O universo de fornecedores do varejo é formado, na sua maior parte, por pequenas e médias empresas que não possuem condições de defesa diante das grandes empresas que dominam este mercado. A Associação pretende influir politicamente, administrativamente e, se for o caso, recorrer a esfera judicial para que as negociações e os contratos ao invés de leoninos sejam mais justos”, disse Péricles Salazar, Presidente-Executivo. Ele está coordenando a aglutinação das entidades numa só organização nacional.

“O primeiro passo da nova entidade será o de encomendar parecer jurídico sobre a legitimidade dos contratos e de suas cláusulas, notadamente nos aspectos civis e tributários. A desvantagem que existe hoje em dia para as empresas é muito grande”, avalia ele. Em processo de organização, a nova entidade deverá estar funcionando plenamente até o final do ano, com sede em Curitiba, Paraná, e envolvendo a maioria dos setores industriais que fornecem seus produtos ao grande varejo.