Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Preço menor, consumo maior

<p>Uberaba (MG) aproveita a queda de preços das carnes suína e de frango. Produtor é prejudicado.</p>

Apesar do leve aumento de preço do frango apresentado de setembro até agora, o produto ainda está bem abaixo do preço praticado nesse mesmo período do ano passado, sendo repassado ao consumidor por até 33,5% menos.

De acordo com o gerente supermercadista Roni Oliveira, enquanto hoje o quilo do frango é vendido ao consumidor por R$ 2,98, no ano passado valia R$ 3,98.

 
Na mesma proporção do frango inteiro, os cortes apresentaram queda de até 30% no valor. Segundo o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Humberto Guimarães, um dos insumos fundamentais para a produção de frango é o milho, que teve queda de preço. “A diminuição nas exportações também influenciou a depreciação, o que, por um lado, é bom para o consumidor, enquanto o produtor rural acaba sendo prejudicado, uma vez que, com grande oferta no mercado interno, os preços tendem a cair”, explica.
 
Carne suína- O proprietário de açougue Sílvio Daniel Siqueira afirma que a carne suína foi outro produto que apresentou oscilação de preço. “Mesmo depois de a população ser informada de que não há relação entre a carne de porco e a gripe suína, as vendas ainda estão bem abaixo das registradas neste mesmo período do ano passado”, afirma Sílvio, apontando queda de 18% no valor dos cortes suínos.