A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou o leilão do Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) de milho que seria realizado hoje (01/10) e ofertaria apenas de Mato Grosso 590 mil toneladas. A Companhia divulgará no decorrer do dia novo aviso para a realização da oferta pública via Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). A medida atende mais uma vez ao pedido feito pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), que ainda trabalha para que sejam feitos mais três leilões neste ano.
A entidade espera que neste aviso, a Conab também atenda à solicitação de limitar por CPF a compra a ser feita pelas empresas em 2 mil toneladas. Por exemplo, que se uma empresa quiser 10 mil toneladas, que adquira 2 mil t por produtor. Isso não significa que cada produtor tenha de oferecer apenas o máximo de 2 mil t por leilão.
Na semana passada, o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira esteve em reunião com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães, e com o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola, José Maria dos Anjos, e expôs a necessidade de pulverização da compra para atingir um maior número de produtores.
No leilão da semana passada os produtores mato-grossenses novamente lideraram a demanda, negociando 585 mil toneladas de milho das 590 mil toneladas oferecidas pela estatal.