A República da Irlanda relatou a ocorrência do vírus da gripe A (H1N1) em um rebanho de suínos, informou ontem (29/09) a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês).
A informação foi declarada pelo veterinário-chefe do Departamento de Agricultura e Alimentação, Patrick J. Rogan, na capital irlandesa, Dublin.
O vírus foi detectado em Kilworth. Cerca de 40 animais de um rebanho de 3.050 suínos (aproximadamente 1,3%) contraiu o vírus. A presença do H1N1 foi descoberta no início deste mês e confirmada ontem (29/09) no Laboratório de Pesquisa Veterinária, em Backweston, em Kildare.
Um funcionário da fazenda pode ter sido a fonte de infecção dos suínos, descreveu o relatório da OIE.
Monitoramento – O relatório também mencionou: “Os suínos estavam sendo monitorados desde o dia 22 de setembro após a confirmação do vírus no funcionário. Ele teve contato com os suínos entre os dias 15 e 18 de setembro, enquanto estava doente. Os sinais clínicos nos animais apareceram por volta do dia 25, quando alguns suínos apresentaram falta de apetite e respiração ofegante. O transporte de suínos para os frigoríficos está interrompido voluntariamente desde o dia 18 de setembro conforme o código de conduta feito com a Secretaria da Agricultura e as partes interessadas.”
Casos de H1N1 em suínos já foram confirmados na Irlanda do Norte (há cerca de dez dias), na Argentina, Canadá e Austrália.
* Tradução Suinocultura Industrial