O Congresso Brasileiro de Veterinários Especialitas em Suínos, que acontece de 26 a 29 de outubro em Uberlândia (MG), é promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).
Há mais de duas décadas, o evento oferece atualização e qualificação para profissionais ligados à atividade suinícola, reunindo em torno destes objetivos especialistas que trabalham com a produção e a pesquisa na suinocultura brasileira e que contribuem na melhoria dos padrões técnicos e da produtividade do setor.
“Este painel vai proporcionar a troca de experiências entre profissionais que vivem a mesma dificuldade. A abordagem será o impacto sobre a fêmea e as conseqüências da hiperprolificidade ao longo da vida do leitão”, afirmou a Presidente da Abraves nacional e coordenadora da comissão científica do congresso, Fernanda Almeida.
Programação – O encontro será aberto pelo especialista em reprodução de suínos da University of Alberta (Canadá), George Foxcroft. Ele irá ressaltar os Impactos da programação pré-natal sobre a eficiência dos sistemas de produção de suínos. Em seguida, o professor da North Carolina State University (Estados Unidos), Sung Woo Kim, irá abordar as implicações do crescimento intra-uterino retardado (IUGR) sobre a suinocultura.
Na parte da tarde, o professor da Universidad de Múrcia (Espanha), Antonio Muñoz, irá discutir o novo melhoramento genético: sobrevivência do leitão e qualidade de carne, combinação da seleção quantitativa e genética molecular. Logo depois, a palestra “Manejo da alta prolificidade em plantéis franceses: podemos aliviar os efeitos colaterais na sobrevivência dos leitões” será apresentada pela especialista do Institut Du Porc, Sylviane Boulot.
As implicações do peso ao nascimento sobre o desenvolvimento pós-natal de leitões será o tema da apresentação da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Presidente da Abraves nacional, Fernanda Almeida.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abraves