Os fertilizantes e a produção de alimentos no mundo é o tema do painel a ser debatido por especialistas brasileiros e estrangeiros, hoje (25/09), na Embrapa Solos, Rio de Janeiro (RJ). Os participantes vão discutir alternativas de produção e a possibilidade de escassez dos fertilizantes minerais nas próximas décadas. O projeto Rede FertBrasil, que será apresentado pela Embrapa Solos, prevê ações para identificar fontes alternativas de nutrientes para a agricultura brasileira.
A estrutura do projeto compreende pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia em fertilizantes. A proposta é consolidar uma rede nacional de pesquisa, reconhecida pelos setores público e privado, que seja referência sobre fertilizantes. Esta ação faz parte do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, o PAC Embrapa.
Hoje, a demanda do Brasil por fertilizantes é superior a 24 milhões de toneladas ao ano, mas o País produz apenas 8,8 milhões, com isso, a importação de potássio chega a 91% e a de fósforo 60%. Em 2008, foram importados mais de 15 milhões de toneladas.