Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

II Congresso Internacional Poli-Nutri

<p>Evento discutiu o futuro da suinocultura e reuniu líderes de cooperativas, técnicos da agroindústria e palestrantes do País e exterior.</p>

O II Congresso Internacional Poli-Nutri de Suinocultura, realizado no dia 15 de setembro no Teatro Municipal de Toledo (PR), terminou com um saldo altamente positivo para o setor. Cerca de 400 pessoas, entre líderes de cooperativas, produtores, especialistas, pesquisadores, empresários, veterinários e zootecnistas puderam compartilhar com a experiência dos palestrantes, que apresentaram sugestões que podem dar um novo rumo e unir ainda mais o segmento da suinocultura nacional.   Uma das palestras mais esperadas foi a do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que pregou, entre outros assuntos, a maior união de forças para enfrentar as barreiras que os produtores enfrentam, principalmente com a crise da economia mundial – “Felizmente, fomos os últimos a entrar e os primeiros a sair”, destacou.  

O alto nível da programação técnica apresentada pelos palestrantes proporcionou debates importantes. “Ainda falta organização para se atender a todas as regiões do agronegócio brasileiro. Quando fui ministro, pude perceber as dificuldades enfrentadas pelos diversos segmentos do agronegócio, principalmente levando-se em conta o tamanho do País e as diversidades específicas de cada região”, comentou Rodrigues. Também, as palestras dos outros convidados – Horácio Rostagno, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG); Marcos Rostagno, veterinário e pesquisador da USDA / Agricultura Research Service e o americano James Pettigrew, pesquisador e professor titular do grupo de elite do departamento de Ciência Animal da Universidade de Illinois (EUA), também prenderam a atenção do público presente. 

Para o presidente da Copercampos – Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (SC), Luiz Carlos Chiocca, o encontro só veio trazer conhecimentos das perspectivas do mercado. “Tivemos noção do que pode acontecer daqui cinco ou dez anos. Em cima do que os palestrantes falaram, podemos focar nossas ações com mais elementos para tomarmos nossas decisões. A Poli-Nutri está cumprindo muito bem o seu papel para enfrentarmos esta crise que o mercado da suinocultura atravessa”, garante. 

Para o suinocultor de Braço do Norte (SC), Vilibaldo Michels, o congresso trouxe um aprendizado e oportunidade de conhecimento únicos. “Foram palestras de gabarito e valeu a pena viajarmos 15 horas para o evento. A Poli-Nutri mostra que é uma empresa parceira e nos traz conhecimentos, além de oferecer produtos confiáveis e padronizados. Mostra também que a empresa não se preocupa apenas em vender produtos e sim ajudar os produtores no dia a dia”. Opinião também compartilhada pelo produtor da cidade de Los Cedrales (Paraguai), Oswaldo Medeiros. “Ficamos muito satisfeitos. Aprendi algumas coisas novas e vou colocar em prática. A Poli-Nutri mostra que está focada em toda a cadeia produtiva de alimentos e seria importante a realização de outros encontros iguais a este”, completa.

 O II Congresso Internacional Poli-Nutri de Suinocultura faz parte das comemorações dos 20 anos de atuação da Poli-Nutri no mercado. Considerada uma das líderes do setor de nutrição animal, a empresa possui três unidades fabris – Osasco (SP), Maringá (PR) e Eusébio (CE) – e inicia a construção de sua quarta fábrica na cidade de Treze Tilias (SC) e um centro de distribuição na cidade de Lajedo, região de Caruaru (PE), que deverá estar em funcionamento até o final deste ano.