Empréstimo aprovado esta semana pelo Banco Mundial (Bird), no valor de US$ 39,5 milhões, vai atender cerca de 37 mil famílias, ou o equivalente a 150 mil pessoas da área rural fluminense, que representam 30% da população rural do estado do Rio de Janeiro. Os recursos serão destinados ao programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
O secretário de Agricultura do estado do Rio, Christino Áureo informou que os US$ 39,5 milhões do Bird vão ser aplicados em saneamento rural, estradas vicinais e recuperação do meio ambiente.
“Enfim, ações voltadas à integração entre agricultura, meio ambiente e o mercado de consumo, fazendo com que a agricultura familiar seja estimulada, não só para melhorar a produção, mas também para práticas sustentáveis”, informou Áureo.
O secretário afirmou que a ação será realizada em 59 dos 92 municípios do estado. “Ela abrange, fundamentalmente, as pequenas comunidades, ou seja, as microbacias. São pequenos vilarejos e povoados, situados exclusivamente na área rural”. O objetivo do programa Rio Rural é gerar renda e melhorar as condições de vida da população que mora no campo.
O diretor do Bird para o Brasil, Mahktar Diop, disse que o programa do governo fluminense sinaliza para uma nova direção nas ações de desenvolvimento rural.