“Os consumidores precisam conhecer o processo produtivo de alimentos seguros e de qualidade”, disse o pesquisador da Embrapa SemiÁrido, Paulo Roberto Lopes, durante o 11º Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas ontem (10/09), em Petrolina (PE). Ele explicou que é preciso incentivar o consumo de alimentos da produção integrada, que priorizam a sustentabilidade. “Desenvolvemos tecnologias de produção e podemos oferecer ganhos ao agricultor, ao meio ambiente e à sociedade”, afirmou.
Com o sistema é possível controlar todo o processo, desde o cultivo até a comercialização. Na produção são utilizados métodos de monitoramento, análise de resíduos químicos e técnicas adequadas para garantir segurança ao consumidor.
De acordo com o diretor do departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade, do Ministério da Agricultura, Sávio Mendonça, a sociedade valoriza cada vez mais alimentos produzidos de forma sustentável. “Temos que investir em agricultores que seguem normas rígidas e seguras de produção”, enfatiza.
O produtor e presidente da Associação Brasileira da Produção Certificada e Sustentável (ABPCS), Euder Ribeiro, explica que as mudanças climáticas e a crise econômica mundial fizeram os compradores perceber a importância de adquirir alimentos produzidos com sustentabilidade
Ribeiro complementa que o mercado também valoriza produtos que agreguem valor social. De acordo com ele, a Produção Integrada emprega mais de 2,6 milhões de trabalhadores com carteira de trabalho assinada.