O médico veterinário sempre desempenhou um papel importante na suinocultura. É impossível dissociar a evolução do setor suinícola ao trabalho realizado por este profissional.
A evolução sanitária e dos índices zootécnicos do plantel suinícola brasileiro, a intensificação e sofisticação dos sistemas de produção, o avanço da ciência suinícola e sua aplicação no dia a dia das granjas – só para ficar em alguns exemplos – são algumas das contribuições da classe veterinária para o desenvolvimento da suinocultura brasileira.
Nos dias de hoje, a influencia desse profissional só faz aumentar. Sua atuação continua a ser fundamental para a atividade.
O desenvolvimento da suinocultura, no entanto, vem obrigando o médico veterinário a desenvolver novas habilidades. O tempo em que ele respondia apenas pela saúde dos animais há muito ficou para trás. Sua atuação é cada dia mais abrangente e decisiva para o setor.
“Hoje o médico veterinário é muito mais do que um especialista em saúde animal. Ele é administrador, gerente, pesquisador, educador, gestor de pessoas e responsável pela tomada de importantes decisões dentro e fora de uma granja”, afirma Jurij Sobestiansky, médico veterinário e professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Seja por todos os serviços prestados à edificação da suinocultura no Brasil ou por sua importância para o presente e futuro da atividade que desejamos a todos esses profissionais um feliz dia do médico veterinário. A pujança da suinocultura brasileira deve muito ao trabalho de vocês.