A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu hoje (01/09) as inscrições para o Vestibular 2010. Uma das novidades deste ano é o curso de Zootecnia no Campus de Ondina, em Salvador (BA). Serão oferecidas 90 vagas e a expectativa dos coordenadores é que elas sejam totalmente preenchidas. O otimismo se embasa na importância do agronegócio e na versatilidade da profissão de zootecnista, conhecido como o profissional “da produção e da produtividade animal”. As inscrições estarão abertas até 14 de setembro (www.vestibular.ufba.br).
O curso de Zootecnia da UFBA conta com 3.893 horas de aulas, e tem uma vasta grade curricular. Entre as disciplinas, estão Química, Anatomia Animal, Nutrição Animal, Agronegócios, Manejo de Pastagens, Bovinocultura, Reprodução Animal, além de estágios supervisionados.
A zootecnia é uma profissão de nível superior regulamentada pela lei 5.550, de 04 de dezembro de 1968. Seu principal objetivo é incrementar a produção de alimentos de origem animal, aperfeiçoando o manejo pecuário com pesquisa de novas tecnologias e aplicação dos conhecimentos acumulados.
“A Zootecnia encontra um amplo campo de atuação nos dias atuais, em virtude da necessidade urgente e mundial de se aumentar a oferta de alimentos, especialmente de proteína animal. Isto para alimentar os novos mercados consumidores que se abrem tanto no Brasil como nos países da Ásia e do Leste Europeu. É um curso instigante e de grande valor social”, diz o coordenador do curso e presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Ronaldo Oliveira.