O deputado Aloisio Classmann (PTB) é autor da proposta de incluir a carne suína no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual. O parlamentar defende o Projeto de Lei 201/2009 sob o argumento de que a carne suína, especialmente o lombo suíno, apresenta benefícios à saúde. Classmann acredita que as características nutricionais do produto justificam a inserção no cardápio oferecido aos alunos das escolas estaduais. Entre os elementos nutritivos da carne suína, o parlamentar cita no projeto proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio.
O projeto também busca desconstruir as ideias de que a carne suína não faz bem para a saúde, porque teria gordura em excesso, além de ser produzida em condições de higiene inadequadas. Classmann observa que a “carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a anos atrás”.
Tramitação
No PL, que está em período de pauta na Assembleia Legislativa desde 24 de agosto, o autor da proposição indica a necessidade de regulamentação para garantir a execução da lei. Durante o período de pauta, o projeto pode receber emendas de outros parlamentares. Em seguida, é encaminhado para análise das comissões relacionadas ao tema.
Confira, na íntegra, o Projeto de Lei nº 201/2009, proposto pelo deputado Aloísio Classmann:
JUSTIFICATIVA
A população tem um conceito de carne suína ligada à lembrança da carne de porco produzida em condições de pouca higiene. No entanto, a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás.
A carne suína é uma carne vermelha, assim como a carne bovina, composta por tecido muscular e tecidos anexos, principalmente de diversos tipos de tecido conjuntivo e em pequena proporção de tecido epitelial e nervoso.
A riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio.
Por isso, a importância de iniciar esse processo nas crianças, que podem adquirir desde cedo bons hábitos alimentares, ingerindo carne saudável e com reduzido teor de gorduras.
Sendo assim, conto com o apoio dos meus nobres pares para a inclusão no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino da carne suína.
Sala das Sessões,
Deputado Aloísio Classmann
Projeto de Lei nº 201 /2009
Deputado Aloísio Classmann
Inclui a carne suína no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino.
Art. 1º – Fica incluído, no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino, a carne suína.
Art. 2º – Esta Lei poderá ser regulamentada para garantir a sua fiel execução.
Art. 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, em
Deputado Aloísio Classmann