Após o prazo final encerrado no dia 11 de julho para submissão de trabalhos técnico-científicos que serão apresentados durante o XVI CBA (Congresso Brasileiro de Agrometeorologia), o comitê técnico-científico do evento contabilizou 440 trabalhos aceitos de um total de 478 recebidos. Dos 440 trabalhos, 369 serão apresentados na forma de pôsteres e 71 em forma oral. O balanço foi finalizado na última quinta-feira, 20.
Os trabalhos foram selecionados, após avaliação, pelos membros componentes do Comitê Técnico Científico da Comissão Organizadora do congresso, que tem à frente o pesquisador Reinaldo Lúcio Gomide, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), e o professor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), José Maria Nogueira Costa.
Os 440 trabalhos aceitos se enquadram em diversas áreas técnicas, como: relações entre água, solo, planta e atmosfera; sensoriamento remoto e geoprocessamento; meteorologia e climatologia (mudanças climáticas); micrometeorologia; estatística e modelagem; agrometeorologia; bioclimatologia / biometeorologia; energia na agricultura e instrumentação agrometeorológica.
O tema principal do congresso, que acontece de 22 a 25 de setembro em Belo Horizonte-MG, é “Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável”. As principais linhas de pesquisa abordadas são “mudanças climáticas na agricultura”, “fontes de energia alternativa na agricultura e bioenergia” e “geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à agrometeorologia”.
Estão programadas quatro mesas redondas cujos temas são “Agrometeorologia e os recursos hídricos na agricultura”, “Agroenergia”, “Mudanças climáticas e seus efeitos na temperatura, recursos hídricos e energia” e “Modelagem, sensoriamento remoto e GIS na agrometeorologia”. Além disso, haverá um minissimpósio com o tema “Seca, monitoramento e índices”. Estão programados, ainda, cinco minicursos e a Expoagro 2009, exposição de equipamentos e produtos relacionados ao monitoramento, ao estudo e à pesquisa na área.