Estudantes da Universidade de Kansas, nos EUA, estão pesquisando algumas das mais importantes doenças infecciosas que atingem os suínos.
Os alunos da universidade estão trabalhando no laboratório do professor de medicina diagnóstica e biopatologia, Bob Rowland. Rowland participa de pesquisas sobre virologia suína e estuda o funcionamento interno da síndrome reprodutiva e respiratória em suínos, assim como o circovírus tipo 2.
O gerente do laboratório, Maureen Kerrigan, explicou que os estudantes estão recolhendo amostras para comparar os perfis genéticos e outros fatores da saúde nos animais.
“O objetivo é melhorar a saúde suína a longo prazo através de vacinação correta e compreensão da genética dos animais que possuem mais resistência aos vírus sem ser preciso vaciná-los”, explica Kerrigan.
O vírus da Sindrome Reprodutiva e Respiratória Suína é altamente contagioso e provoca sintomas de gripe, febre alta, perda de apetite e deteriora a saúde em geral. Já a circovirose compromete o sistema imunológico do suíno, com sinais clínicos como erupções cutâneas, icterícia, febre, diarréia, perda de peso e morte.
Kerrigan afirmou que o laboratório investigará a genética suína e as proteínas do vírus. Os estudantes estão pesquisando uma forma de associar as proteínas de suínos não infectados com o combate às doenças e proteção contra os vírus.
* Tradução Suinocultura Industrial