Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Frango e ovos para o mundo

<p>Para ALA, condições de clima e sanidade devem colocar o continente americano como principal fornecedor mundial destes alimentos.</p>

Baixo custo de produção e clima favorável, aliados à qualidade sanitária, são os fatores que devem colocar a América como principal fornecedora de carnes de frango e ovos no mundo. A opinião é do presidente da Associação Latino Americana de Avicultura (ALA), Ariel Mendes. Para ele, o continente americano reúne características únicas para o aprimoramento da produção avícola. “Na minha visão, não há outro lugar no mundo com condições tão favoráveis”, afirma. 

Mendes explica que a produção na Europa é muito cara, uma vez que os investimentos em bem-estar animal e a mão de obra encarecem os produtos avícolas. “Nós conseguimos produzir com qualidade sem maltratar os animais e com um custo muito mais competitivo”, explica o presidente da ALA. “A Ásia até seria uma referência futura, porém, enfrenta muitos problemas com sanidade”. 

Outra vantagem destacada por Mendes é a produção de insumos em nosso continente, em especial, a produção de milho e soja. “A produção destes tipos de grãos será focada aqui. O que nos dá uma vantagem enorme, uma vez que o milho e a soja são as principais matérias-primas na ração animal”. Segundo ele, Brasil, Estados Unidos, México, Argentina e Colômbia centralizam a produção destes grãos. 

Apesar da visão otimista, o representante da ALA pondera que os países, em especial o Brasil, devem melhorar cada vez mais suas condições sanitárias. “Temos que criar condições para erradicar doenças como a Newcastle e a Influenza Aviária de baixa patogenicidade”, acredita Mendes. “Com o maior controle, vamos crescer e ganhar mais mercados”.