Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Frango ganha maior projeção no PR

<p>No primeiro semestre, Porto de Paranaguá foi responsável por 40% das exportações brasileiras do produto.</p>

No primeiro semestre deste ano, o Porto de Paranaguá foi responsável por 40% das exportações brasileiras de carne de frango. Ele também representa 40% da receita cambial gerada no Brasil pelos embarques do produto. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostraram que das 1,7 milhão de toneladas de frango embarcadas em portos nacionais, entre janeiro e junho de 2009, o terminal paranaense respondeu por mais de 718 mil toneladas, um aumento de 23,5% em relação ao ano passado.

Do total exportado pelo Porto de Paranaguá no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 65% ou 467,3 mil toneladas corresponderam à parcela da produção paranaense destinada ao mercado externo. Os volumes são expressivos e a tendência é que permaneçam em alta até o final do ano?, disse o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Paraná (Sindicarne-PR), Péricles Salazar.

Levantamento feito pela Alfândega de Paranaguá mostrou que a China, de um modo geral, é o principal país de origem e de destino das cargas movimentadas no Porto de Paranaguá. Entre janeiro e julho deste ano, 13,4% das cargas desembarcadas no terminal portuário paranaense vieram do país asiático, seguido da Argentina (12,1%) e Alemanha (11,5%). Os Estados Unidos ocupam a quarta posição. No caminho inverso, a China e a Alemanha continuam liderando a lista dos países para onde mais são enviados produtos brasileiros, seguidos da Holanda.

A expectativa do setor de logística, que atuam na retroarea do Porto de Paranaguá, é de que o incremento nas exportações de aves congeladas para a China se dê ainda este ano. ?Ainda não estamos embarcando frango diretamente para a China, mas enviamos cargas para lá via Hong Kong, de onde se abastece o Sul do país. Já estamos habilitados para atender o mercado chinês, e a expectativa é de que nossos clientes ampliem seus embarques a partir do quarto trimestre, atendendo diretamente a China Continental?, disse o diretor comercial e operacional da CAP Logística, Alejandro Bouret.

Segundo a Alfândega de Paranaguá, a receita gerada pelas exportações de frango para a China teve um incremento de 49% no primeiro semestre deste ano. O valor gerado pelos embarques para o mercado chinês foi de US$ 933,6 mil, contra US$ 625,3 mil no mesmo período de 2008.