Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que, após três meses de queda, a área plantada com grãos cresceu 5% em relação ao mês passado, atingindo 47,66 milhões de hectares e 134,49 milhões de toneladas, a segunda melhor posição da história. Os resultados do 11º levantamento da safra 2008/2009 foram divulgados, nesta quinta-feira (6), em Brasília.
De acordo com o diretor de Política Agrícola e de Informações da Conab, Sílvio Porto, o clima foi favorável em Mato Grosso, o que compensou a perda no Paraná, especialmente do milho segunda safra. Na região Centro-Oeste, as lavouras da safrinha foram as maiores responsáveis pela recuperação em relação ao mês de julho, principalmente em Mato Grosso e Goiás. O clima ajudou os produtores goianos a ampliar a colheita em 171,9 mil toneladas.
Nesta safra, com mais de 97% da colheita concluída, a região Sul lidera com 40% da produção e a Centro-Oeste fica em segundo lugar, com 36%, seguida da Sudeste (12%), Nordeste (9%) e Norte (3%). Mato Grosso se mantém como o maior estado produtor de grãos, com 27,48 milhões toneladas. Em segundo lugar está o Paraná, com 25,18 milhões de toneladas.
Safra 2009/2010 – Segundo o diretor, a expectativa para a próxima safra é que a área plantada seja mantida, porém ainda não é possível prever a cultura que será plantada, em função das relações de mercado e preço. Porto garantiu que o agricultor terá apoio do governo. “O Plano Agrícola e Pecuário trouxe resultados muito positivos, em relação ao volume disponível para custeio e investimento, garantindo tranquilidade ao agricultor”, diz.