Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RH

SC firma pacto com trabalhador rural

<p>Em convenção, catarinenses fazem acordo coletivo estabelecendo piso salarial e insalubridade.</p>

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), representante dos produtores rurais, e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de SC (Fetaesc) firmaram na quinta-feira um acordo coletivo estadual para o setor rural. A convenção estabeleceu piso salarial de R$ 500 mais 10% de insalubridade para quem trabalhar diretamente com defensivos agrícolas.

O acordo, o primeiro com abrangência estadual, era negociado há dois anos. A vigência será de 1º de julho até 31 de junho de 2010. Além das duas federações, serão signatários da convenção os sindicatos rurais dos patrões (112), e os sindicatos de trabalhadores rurais (180). A convenção será aplicada nos municípios onde não há acordo local ou se a cláusula da convenção estadual for mais favorável ao trabalhador.

Segundo o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, com o acordo poderão ser trazidos para a formalidade cerca de 70 mil trabalhadores hoje informais (mesmo número atual de formais). Antes do acordo, a maioria dos trabalhadores, segundo o vice-presidente da Fetaesc, Joãozinho Althoff, ganhava um salário mínimo (R$ 465) por mês. Para ele, quem ganha mais do que isso não sofrerá achatamento salarial.