Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Técnica de inseminação artificial chinesa

<p>Chineses aprimoram gene de suínos para determinar sexo da ninhada em inseminação artificial.</p>

Cientistas chineses anunciaram uma descoberta comercial, que visa maiores lucros para agricultores, após cruzarem 10 leitões, cujo sexo foi selecionado antes da concepção.

Os leitões, que estão saudáveis, nasceram na semana passada em uma fazenda experimental do Instituto de Ciência Animal, na região de GuangxiZhuang, no sul da China, segundo o zoólogo que inicou o projeto, Lu Kehuan.

“Eles foram os primeiros suínos gerados à partir dos cromossomos do esperma retirados de suínos e amostras de matrizes”, explica. Os leitões nasceram em duas leitegadas, uma com dez machos, na quinta-feira passada, e outra com quatro fêmeas, no sábado.

Técnicas de Inseminação Artificial

Lu e sua equipe separaram os genes femininos X e os masculinos Y e utilizaram técnicas de inseminação artificial. A fecundação foi feita em quatro leitoas. “Duas delas deram a luz após 115 dias, as outras devem acontecer em breve”.

Lu disse que os “leitões adaptados” não são diferentes de outros recém-nascidos em termos de apetite e peso. A técnica será utilizada para auxiliar produtores a controlar a taxa de natalidade e assegurar a qualidade da espécie, explicou o cientista.

Em ciscunstâncias normais, a proporção média do sexo dos leitões é de 50X50. “Em muitas explorações de suínos do sul da China, um suíno jovem custa 5.000 yuan (U$715) a mais do que uma leitoa”, explicou Lu.

Lu e seus colegas relataram seu primeiro sucesso na seleção do sexo de búfalos, em 2006. A técnica é amplmente utilizada com vacas leiteiras, no norte da China. O espermatozóide suíno, no entanto, é mais difícil de sobreviver em comparação ao do búfalo”, explicou Lu.

A equipe realizou diversos testes com suínos, antes de realizaram a inseminação, para obter o gênero desejado de leitões.

* Com informações do Pig Progress