Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Sítio Pimenteira recebe Mérito Ecológico 2009

<p>O prêmio é concedido à propriedades pioneiras em ações ecológicas corretas na criação de suínos.</p>

A Câmara Municipal de Ponte Nova conferiu ao Sítio Pimenteira, representado pelo seu administrador Tullio Garavini Soares, a comenda do Mérito Ecológico 2009, no último dia 5.

A solenidade ocorreu na própria Câmara e foi conduzida pelo presidente do legislativo, José Mauro Raimundi.

O Sítio Pimenteira, propriedade de Nélio Leopoldo Soares, que é associado e cooperado da Assuvap/Coosuiponte, foi escolhido pela Mesa Diretora da Câmara para receber o Mérito Ecológico 2009 pelo seu pioneirismo em ações ecologicamente corretas em Ponte Nova. Foi a primeira granja de suínos a implantar sistema de tratamento e destinação de efluentes líquidos, em nosso município. Além disso, adota medida de reciclagem de resíduos sólidos. O administrador do sítio foi um dos organizadores do primeiro Seminário Regional sobre Tratamento e Destinação de Dejetos de Suínos, realizado pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) em 1995.

A Assuvap e Coosuiponte parabenizam o Sítio Pimenteira pela comenda e aproveitam para entrevistar seu administrador, Tullio Soares Garavini.

– Tullio, em sua opinião, o que foi determinante para que o Sítio Pimenteira recebesse essa comenda?
Tullio: A nossa preocupação constante com o meio ambiente, que pode ser notada pela atitude de reciclagem de resíduos sólidos, e já reciclados, utilizá-los no próprio sítio. Mas as práticas conservacionistas de solo que desenvolvemos também são essenciais, aqui temos a missão de uma verdadeira fábrica de água.

– Como você vê o pioneirismo do Sítio Pimenteira em ações ecologicamente corretas?
Tullio: Na verdade, essa atitude surgiu a partir da necessidade de adequação as novas leis ambientais. Acreditamos que não é apenas a sustentabilidade ambiental que importa, acreditamos que ela necessita ser um “tripé”, e sempre desenvolvemos nossas atividades pautando nas sustentabilidades: ambiental, social e econômica.

– Atualmente quais atitudes vocês adotam para a preservação do meio ambiente?
Tullio: Nós reciclamos os resíduos sólidos que viram adubo e são usados no próprio sítio. Todos os frascos de vacinas e medicamentos são incinerados por uma empresa especializada. Devolvemos as embalagens de agrotóxicos, depois de tríplice lavagem, aos postos de recolhimento. Implantamos a coleta seletiva de lixo, entre outras coisas. Mas também nos preocupamos com o solo, por isso adotamos práticas conservacionistas de solo, onde as estradas da propriedade possuem curva de nível com inclinação negativa, o que possibilita um melhor armazenamento e infiltração da água da chuva, instalamos caixas de dissipação de energia de enxurrada, criamos pequenas barragens para evitar que a enxurrada caia diretamente nos mananciais, e realizamos um processo de subsolagem.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Assuvap