O Conselho Canadense de Suinocultores (CPC, sigla em inglês) agradece o esforço do Governo para expandir os mercados agrícolas durante esse período de incertezas econômicas. Existe grande expectativa em relação aos acordos comerciais com a União Européia.
O Ministro da Agricultura, Gerry Ritz, vê oportunidades de negócio com a Índia e Coréia. Recentemente, a Colômbia e Peru anteciparam o acordo de livre comércio.
O CPC acredita que o governo canadense deve procurar novas oportunidades comerciais no exterior durante a crise. Os acordos bilaterais de comércio, tais como os que estão sendo feitos com a Colômbia e o Peru irão diversificar o mercado de exportação para reduzir a dependência dos EUA.
Crescimento da suinocultura
A Colômbia, por exemplo, gastou mais de US$3 milhões, ou seja, mais de 3.570 toneladas de carne suína em 2008. Com a criação da cota de 5 mil toneladas e eliminação da tarifa durante cinco anos, o potencial de crescimento das exportações de suínos canadenses para Colômbia aumenta.
O ministro Ritz demonstrou grande entusiamo pela abertura e expansão dos mercado. “Nós esperamos que ele apoie o acorde livre comércio com a UE”, afima Jurgen Preugschas, presidente do CPC.
O CPC é um defensor convicto da liberação do comércio com a Coréia do Sul, América Central (El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua). O Conselho também incentiva negociações com o Japão, Índia e República Dominicana.
* Com informações do Pig Progress