Redação (18/12/2008)- A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) elevou nesta quinta-feira suas estimativas recordes para a produção mundialde trigo e de outros cereais em 2008, um volume que deve ajudar no acumúmulo de estoques.
A produção mundial total de cereais subiu 5,4%, para um recorde de 2,245 bilhões de t neste ano, incluindo 451 milhões de t de arroz, afirmou a FAO. Já a produção global de trigo saltou 11,7%, para 682 milhões de t neste ano, conduzida pelo forte crescimento nos principais países produtores da Europa, onde a produção subiu 26%, explicou o órgão em um relatório sobre a Situação Alimentar e Projeções de Safra.
O volume ficou acima da previsão anterior de 677 milhões de t de trigo produzido em 2008. Os estoques de trigo nos maiores países exportadores devem mais do que dobrar em 2008 em comparação às baixas do ano passado, levando a um aumento de 10% nos estoques mundiais de cereais, completou.
A FAO diminuiu sua estimativa de 2008 para a produção de grãos utilizados na fabricação de ração animal para 1,112 bilhão de t, devido principalmente a uma queda na produção de milho nos EUA, mas o total ainda estava em um patamar recorde ou 3,1% acima de 2007.
Apesar de declínios dos preços internacionais dos cereais, os alimentos permanecem em altos níveis, atingindo a segurança alimentar em vários países em desenvolvimento, avaliou a FAO.