Redação (15/12/2008)- O índice da RC Consultores que mede o comportamento dos preços de uma cesta de 17 produtos agropecuários no atacado de São Paulo encerrou o período entre 5 e 12 de dezembro com variação negativa de 1,4%. Foi a décima queda semanal consecutiva, e a mais aguda desde a segunda semana de novembro.
Com esse resultado, informa o economista Fabio Silveira, da RC, o indicador passou a apresentar, em dezembro, desvalorizações de 2,6% em relação à média de novembro e de 5,2% na comparação com dezembro do ano passado.
Puxou a mais recente baixa do índice a queda de preços da laranja (21,1%). Também houve recuos para batata (5,6%), boi gordo (4,3%), leite B (1,5%), suíno (1,4%), algodão (1,2%), leite C (1,1%) e café (1%). Subiram no atacado de São Paulo as cotações de tomate (12,1%), feijão (7,3%), açúcar (1%), ovos (0,2%) e milho (0,1%). Frango abatido, arroz e trigo não variaram, segundo a consultoria.
A nova queda no atacado contrasta com a alta no campo paulista. Como já informou o Valor, o IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários do Estado pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA ) – vinculado à Secretaria da Agricultura – iniciou dezembro com a primeira variação positiva em quatro meses. A alta foi de 0,55%, determinada pelos vegetais, que subiram 1,44% na média ponderada.