Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Redução de custos para o controle da ferrugem asiática da soja

<p>A doença exige muita atenção do produtor e a única forma de controle é a aplicação de fungicidas.</p>

Redação (02/12/2008)- As estimativas de custo no controle da ferrugem asiática da soja, realizados pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados/MS, caíram de R$ 91,25, em 2003/2004, para R$ 40,75, em 2008/2009, cada aplicação. O motivo foi a redução de gastos com fungicidas e o aumento da oferta de produtos indicados para o controle da doença.

         A ferrugem da soja é uma doença que exige muita atenção do produtor e a única forma de controle é a aplicação de fungicidas. De acordo com o fitopatologista Alexandre Roese, da Embrapa Agropecuária Oeste, para que a aplicação seja eficiente, é necessário vistoriar a lavoura freqüentemente e intensificar esta prática após o florescimento da soja, quando as chances de ocorrência da ferrugem são maiores.

        O fitopatologista recomenda vistoria das lavouras, pelo menos, de duas a três vezes por semana. “Na aplicação, é necessário observar as regulagens dos equipamentos de pulverização, as condições climáticas do momento, o volume de calda e o tamanho de gotas, além das recomendações dos fabricantes de fungicidas”, ressaltou.