Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão Chilena vai conhecer defesa agropecuária de Minas

<p>O estado do Rio Grande do Sul também será visitado.</p><p></p>

Redação (27/11/2008)- Representantes do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) visitam Minas Gerais, neste sábado (29), para conhecerem a defesa agropecuária, com foco na avaliação da condição sanitária “Livre de Febre Aftosa com Vacinação”. A missão chilena, que está no Brasil desde a última segunda-feira (24), quer avaliar o trabalho realizado no Estado para retomar, com segurança, as importações de produtos de origem animal.

Até 2005 Minas Gerais estava apto a exportar carne bovina in natura para o Chile, mas atualmente apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão habilitados. Visando à ampliação da área autorizada a comercializar com o Chile, o grupo visita, ainda, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo. O estado do Rio Grande do Sul também será visitado.

O grupo será acompanhado por técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado.

Agenda

Os chilenos deverão chegar, neste sábado (29), em Uberlândia. As visitas começam na segunda-feira (1), em Uberaba, onde o grupo vai conhecer a Coordenadoria Regional e o Escritório do IMA local e também propriedades rurais do município. Na terça-feira (2), eles visitam as propriedades rurais e o Escritório do IMA de Uberlândia. Na quarta-feira (3), o grupo embarca para Porto Alegre (RS).

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o órgão tem se empenhado cada vez mais para garantir a sanidade agropecuária no Estado. “Estamos confiantes que os auditores levarão uma boa impressão do nosso trabalho e que as exportações para o Chile possam ser retomadas. A vinda de uma missão internacional para conhecer nossa estrutura é muito positiva, porque demonstra a preocupação de países importadores com a sanidade animal e, principalmente, com a saúde pública”.