Redação (22/10/2008) – Fundada no dia 25 de julho, a Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera) já nasceu com uma missão desafiadora: contribuir para evolução da condição ambiental de dois grandes complexos de extrema importância social, econômica e cultural para o Brasil, a agropecuária e o setor agroindustrial.
De acordo com Julio César Palhares, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e vice-presidente da entidade, o objetivo da Sbera é reunir todas as pessoas ligadas ao tema para alinhar a produção do setor agrícola nacional com o meio ambiente, traçando metas e desenvolvendo pesquisas. “Diariamente vemos na imprensa os conflitos entre produtores e ambientalistas. Nossa sociedade quer reunir estas pessoas para que possamos caminhar no mesmo sentido. Só assim poderemos adotar uma postura pró-ativa para a tomada de decisões e definição de políticas de meio ambiente que envolvam os diferentes ecossistemas do País”, explica Palhares.
Segundo ele, as discussões que envolvem os resíduos agrários e a natureza ainda são muito ideológicas e apaixonadas, e na maioria dos casos, falta o caráter técnico, o real embasamento dos entraves ambientais. “Era necessária à criação de uma sociedade mediadora deste problema, que pudesse dar opiniões de caráter estritamente técnico para auxiliar a sociedade, o governo e o setor produtivo no intuito de conciliar o desenvolvimento agropecuário com a conservação ambiental”, argumenta.
O Sbera já possui 25 associados, entre agrônomos, zootecnistas, engenheiros rurais, médicos veterinários entre outros especialistas. Além disso, a sociedade também esperta congregar estudantes, que podem ser orientados por membros mais experientes. “Todos os membros trabalham ou já estiveram envolvidos na questão dos resíduos agropecuários”.
Sigera – A primeira grande ação do Sbera será a realização do I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais (Sigera), que será realizado entre os dias 11 e 13 de março do próximo ano. “O evento tem o objetivo de reunir a comunidade acadêmica que trabalha com resíduos animais e fazer a divulgação do Sbera, oficializando o grupo de estudos junto ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ)”, explicou Palhares.
Serviço:
I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Animais – I SIGERA
Dias 11 a 13 de março de 2009 em Florianópolis/SC
Mais informações acesse: www.cnpsa.embrapa.br/sigera
http://www.sbera.org.br/
Fone: (49) 3441-3448