Redação (17/10/2008)- Os zoneamentos de risco climático para as culturas de caju, milho e café, ano safra 2008/2009, foram publicados nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As portarias n° 203 e 204 aprovam o zoneamento do caju nos estados da Bahia e Maranhão. No estudo, foram quantificados os riscos para a produção, levando-se em consideração as épocas favoráveis ao plantio da cultura, o balanço hídrico e o levantamento de solos nos estados.
O cajueiro é uma planta tropical adaptada às condições do litoral nordestino, a solos profundos, férteis e areno-argilosos. As condições ideais para o plantio do caju são temperaturas que variam de 22º a 32º C, muita luminosidade e altitudes inferiores a 600 metros.
O zoneamento para o milho no estado do Acre foi aprovado pela portaria n° 202. Essa cultura caracteriza-se pelas diferentes formas de utilização, desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia em grãos. No Brasil, do total consumido, cerca de 60 a 80% destina-se à alimentação animal.
Nas publicações desta sexta-feira também encontra-se a portaria n° 201, que confere o zoneamento para o café no estado do Espírito Santo. Vale ressaltar que o Brasil possui a liderança em pesquisas cafeeiras, o que assegura maior competitividade no mercado e eleva a sustentabilidade no agronegócio. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o estado produzirá 10 milhões de sacas beneficiadas na safra 2008, sendo dois milhões de café arábica e sete milhões de robusta.