Redação (16/10/2008)- A Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) apresentou para o mercado um novo sistema de Bolsa de Suínos. Com ele, a divulgação das cotações do suíno vivo e carcaça resfriada será agilizada e sem distorções. Valdomiro Ferreira Junior, presidente da entidade, conversou com exclusividade com Suinocultura Industrial, explicando como o novo sistema vai operar. Acompanhe a entrevista.
Suinocultura Industrial – A APCS está lançando um novo sistema de Bolsa de Suínos para divulgar informações de negócios e cotações. Como ele funciona?
Valdomiro Ferreira – O novo sistema da bolsa de suínos do Estado de São Paulo pretende modernizar e unificar suas informações com a participação dos frigoríficos junto com os criadores. Inclusive, nós teremos o preço do suíno vivo junto com o preço da carcaça resfriada no mercado paulista. O preço sempre terá como base o valor do suíno vivo. Vai ser colocado um coeficiente, não decidido ainda, para ser referência para o preço da carcaça.
Com o término da Bolsa de Suínos ou de alguma comercialização, tanto os criadores como os frigoríficos recebem as informações via torpedo de celular. Informações curtas, simplificadas, com credibilidade.
SI- Quais os principais benefícios do novo sistema?
VF- Com o novo sistema, integrando os criadores com os frigoríficos, pretendemos tirar as diferenças e as distorções entre um segmento e outro da cadeia produtiva de suínos de São Paulo. Acredito que com isso, agente consiga fortalecer não só a cadeia produtora, mas também os frigoríficos.
SI- Qual o foco desta união do setor dentro da cadeia suinícola de SP?
VF- O objetivo é que todos possam ganhar mais, e no caso de perdas, o setor perca menos.
SI- Qual a garantia de que o sistema vai funcionar? Todos os frigoríficos e criadores estão cadastrados?
VF- Nós temos o cadastro de todos os associados e entidades ligadas a APCS. Antes da implantação do sistema, fizemos um teste durante 4 meses, apenas entre os criadores, e o resultado foi positivo. Agora podemos cruzar todas as informações de mercado. Hoje você recebe uma informação de um produtor e a associação retransmite para todo o setor. Dentro de alguns meses nós poderemos divulgar todas as informações de valor e negócios em questão de segundos. Nós optamos pelo torpedo, pois nem sempre a pessoa está na frente do computador para ver o andamento do mercado e cotações na hora de uma comercialização.