Redação (16/10/2008)- A implementação das recomendações de bem-estar animal da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) será tema da 2ª Conferência Mundial da OIE, que se realizará no Cairo (Egito), de 20 a 22 de outubro. O evento reunirá os técnicos e especialistas envolvidos na adoção de políticas de bem-estar animal em seus países.
A chefe da divisão de Bovideocultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andrea Parrilla, será uma das representantes do governo brasileiro na conferência. Segundo ela, o evento é de extrema importância para o setor ao permitir que os 172 membros da OIE discutam as orientações da organização e tracem estratégias de aplicação, de acordo com a realidade de seus países. As recomendações da OIE incluem a adoção dos princípios de bem-estar animal em fases como o transporte, a experimentação e o abate para consumo.
“As diretrizes brasileiras para bem-estar animal são elaboradas com base nas orientações da OIE. Por isso, é essencial que o Brasil participe ativamente dos debates, apresente as peculiaridades dos sistemas produtivos e mostre como seguir as recomendações da organização”, explicou Parrilla. A conferência incluirá um fórum especial para discutir os desafios em bem-estar animal e a necessidade de pesquisa científica sobre o assunto.
A 1ª Conferência Mundial da OIE sobre bem-estar animal foi realizada em Paris, há quatro anos. Contou com a presença de mais de 400 participantes e aprovou, por unanimidade, a primeira série de recomendações internacionais de bem-estar animal.