Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conab vai apoiar comercialização de grãos em sete estados

<p>São eles: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.</p>

Redação (15/10/2008)- A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza leilões para apoiar a comercialização de 732,96 mil toneladas de grãos em sete estados, nesta quinta-feira (16). Serão quatro rodadas de contratos de opção e prêmios para agricultores que cultivam milho e trigo em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O superintendente de Operações da estatal, João Paulo de Moraes, explica que estes estados respondem pela maior parte da produção nacional, sendo 45% do milho no Mato Grosso e quase 100% do trigo nas outras localidades. “A interferência nestes mercados ajuda a estabilizar os preços”, informa.

O primeiro será o leilão de Prêmio de Escoamento do Produto (Pep) para 200 mil toneladas de trigo, sendo metade para produtores paranaenses e outra para os gaúchos. Na segunda operação, além dos dois estados da região Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo disputam 6.610 Contratos de Opção para 178, 47 mil toneladas do cereal.

Os dois leilões de milho são destinados aos produtores de Mato Grosso. Serão 11.111 Contratos de Opção para 300 mil toneladas e Prêmio de Risco (Prop) para 54 mil toneladas do norte do estado. Além de apoiar os agricultores mato-grossenses, o Prop também é destinado às industrias de outras regiões, já que a condição para recebê-lo é escoar o produto para o Nordeste, norte de Minas ou Espírito Santo.