Redação (17/09/2008)- Segundo o Conselho Canadense de Suinocultura, as importações de carne suína provenientes dos EUA têm aumentado nos últimos meses, porém, as exportações do mesmo produto canadense para o país vizinho enfrentam lento declínio.
Martin Rice, diretor executivo da entidade, explica que a queda das exportações do Canadá para os Estados Unidos está diretamente ligada ao declínio da industria de processamento de carne suína do país. Os produtores locais acham mais lucrativo exportar os animais vivos, para que os americanos façam o abate e processamento. "O modelo canadense de processamento de carne suína está distante dos cortes frescos, já que é evidente o número de produtores que abandonaram a atividade", afirmou.
Com o menor número de carne suína processada no Canadá, Rice projeta que as exportações canadenses do produto para os EUA atinjam um valor inferior a 300 mil toneladas, enquanto as importações de carne suína americana devem permanecer constantes em 200 mil toneladas, ou mais.