Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ABEF defende estímulo ao produtor de milho

<p>Turra, juntamente com outros presidentes de associações brasileiras como a ABCS, participaram de debate na "Custos do milho na alimentação humana".</p>

Redação (04/09/2008)- O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), Francisco Turra, participou ontem (3/9), na Casa da RBS na Expointer 2008, em Esteio (RS), do Fórum Canal Rural sobre "Custos do milho na alimentação humana". Na ocasião o presidente Turra defendeu o estímulo ao produtor como forma de garantir o pleno abastecimento do mercado interno e destacou que o setor avícola consome cerca de 40% da produção brasileira de milho.

"O produtor de milho precisa de estímulo e renda. O setor avícola está em expansão tanto no mercado interno quanto nas exportações, e não pode aventar um quadro de problemas na oferta deste que é um de seus principais insumos”, destacou Turra.
O Presidente Executivo da ABEF frisou que a produção brasileira de milho está em torno dos 57 milhões de toneladas anuais, contra 320 milhões dos Estados Unidos, que têm direcionado boa parte para a produção de etanol, e 150 milhões da China, que prioriza o mercado interno. "Este ano a avicultura brasileira consumiu 25 milhões de toneladas, e ano que vem a estimativa é de 32 milhões de toneladas", comentou, defendendo também a liberdade de importação do milho, inclusive o geneticamente modificado.
Participaram ainda do debate – transmitido ao vivo pelo Canal Rural – os presidentes da Abramilho, Odacir Klein; da Abimilho, Nelson Kowalski; e da ABCS, Rubens Valentini.
Nesta quinta-feira (4/9) a ABEF assina novo projeto com a Apex-Brasil, para promoção da carne de frango no mercado internacional. E na sexta falará sobre "A carne de frango brasileira no cenário mundial", dentro de simpósio promovido pela Asgav.