Redação (29/07/2008)- As autoridades autoridades nigerianas anunciaram o surgimeto de um vírus H5N1 da gripe aviária nos Estados de Katsina e de Kano no norte do país, noticiou nesta terça-fiera (29-07) a agência oficial (NAN – sigla em inglês).
O vírus, que já matou quatro mil e 249 aves, foi confirmado depois de testes práticos aos animais da aldeia de Fagen-Kawo, no Estado de Kano, acrescentou um responsável agrícola national, citado pela NAN.
Segundo o responsável, o vírus surgiu este fim-de -semana após a perda de mil e 514 aves de uma fazenda.
Morreram também em Kadarko no Estado de Katsina em quinze galinhas, sessenta pintos e dez patos, sublinhou o responsável que acrescentou que solicitou aos especialistas de fazerm um inquérito nos locais afectados pelo vírus em certas zonas do país.
"Pensamos que a doença tinha sido transmitida por aves migratórias ou atraves de importação ilegal de aves, porque uma das aves infectadas em Gombe era uma ave aquática, precisou.
A Nigéria, o país mais populoso de África com pelo menos 140 milhões de habitantes, informou no início de 2007 a morte de homens infectados da gripe aviária na África do Oeste.