Redação (25/07/2008)- Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) verificou que os consumidores cobravam variedades nos cortes e uma manipulação mais cuidadosa do produto, a exemplo da carne bovina. Chega à capital a campanha ""Um novo olhar sobre a carne suína"", lançada há dois anos pela ABCS para a divulgação dos avanços nos processos de criação. A campanha quer também desassociar o produto a eventuais danos causados à saúde.
No Supermercado Muffato, no bairro Portão, durante 30 dias, os consumidores poderão tirar dúvidas sobre o poder nutricional da carne e suas características, além de degustar um dos 80 cortes, especialmente elaborados para a campanha. A estrutura da carne bovina é reproduzida agora no suíno, que conta com cortes conhecidos, como alcatra, patinho, coxão mole, além de strogonoff, medalhões de filé mignon, carne moída premium sem resíduo de gordura e outros.
Fernando Barros, diretor de Marketing da ABCS, afirma que a campanha pressiona os frigoríficos a manipularem a carne sem excesso de gordura externa e bem cortada. A oferta de bandejas com porções direcionadas às famílias pequenas e pessoas sozinhas é uma estratégia de venda que tem dado certo. ""Em São Paulo, conseguimos aumentar em 50% as vendas em supermercado parceiro a partir da implantação da campanha"", conta.
O Paraná é o quarto maior produtor de suínos, com 4,5 milhões de cabeças. A região Oeste concentra o maior volume de produção e segundo a Associação Paranasense dos Suinocultores, Hong Kong foi a principal praça exportadora do ano passado. Com a campanha, a expectativa da APS é aumentar o consumo no Estado que segue a tendência da região Sul – cerca de 20 kg/per capita (acima da média nacional de 13 kg, sendo que 9 kg correspondem aos embutidos).