Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa anuncia nova vacina para prevenção da febre aftosa

<p>O processo de purificação de antígenos que compõem a vacina é o ponto chave para assegurar a não interferência com os testes em diferentes animais vacinados, dos animais infectados.</p>

Redação (21/07/2008)- No ano em que se completa 10 anos de operações no Brasil, a Biogénesis-Bagó anunciou o deferimento da licença da vacina para prevenção da febre aftosa – a AFTOGEN ÓLEO, no país. O registro, aprovado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, autoriza a comercialização da vacina para imunização dos rebanhos nacionais. O último registro concedido no Brasil para produção de vacina contra a aftosa foi verificado a 22 anos.

A Aftogen Óleo apresenta uma novidade. O processo de purificação de antígenos que compõem a vacina é o ponto chave para assegurar a não interferência com os testes em diferentes animais vacinados, dos animais infectados. Os testes se baseiam na identificação dos anticorpos contra proteínas não estruturais (PNE) do vírus que se produz logo depois da imunização por vacinas não purificadas. Possibilitando diferenciação de animais infectados de animais vacinados, para demonstrar que uma região está livre de infecção viral. Vacinas não-purificadas não permitem essa diferenciação dificultando o reconhecimento do status sanitário em paises que não a utilizam.

Toda essa evolução é resultado de um trabalho de 15 anos ininterruptos de pesquisas e desenvolvimento para combater a febre aftosa, aliado a modernas ferramentas de biotecnologia, sistemas de gestão e qualidade, Biossegurança e Boas Práticas de Fabricação (GMP) .

Durante todo esse período foram investidos mais de US$ 25 milhões em pesquisas, infra-estrutura e desenvolvimento para satisfazer as necessidades dos mercados nacionais e internacionais. Isso permite afirmar que, atualmente, a planta de produção de vacinas antiaftosa de Biogénesis-Bagó é uma das maiores produtoras do mundo, com capacidade de operar até 200 milhões de doses polivalentes de vacinas antiaftosa anualmente.

O presidente mundial da Biogénesis Bagó, Guillermo Mattioli, informou durante entrevista coletiva, em Curitiba, que 90% dos futuros investimentos da empresa argentina serão feitos no Brasil. Outros 10% serão destinados ao México. Em 2008, o faturamento da empresa deve chegar a US$ 9 milhões. Com a autorização para comercializar a vacina no Brasil, a Biogénesis Bagó pretende chegar entre os dez maiores do mercado veterinário mundial, com capacidade de operar até 200 milhões de doses polivalentes.

Nesses anos de trabalho e pesquisa, a Biogénesis-Bagó se tornou uma empresa do setor pecuário, que pode demonstrar grandes conquistas na luta contra a febre aftosa. Uma delas é a obtenção de registros e comercialização de sua vacina em diferentes países. A empresa participa ativamente no controle da doença em toda a América do Sul. Também faz parte de bancos de antígenos, na Argentina desde 2000 e no ano passado completou sua presença mundial como empresa líder em fabricação de produtos biológicos especialmente para febre aftosa, ao tornar-se responsável em prover o Banco de antígenos e vacinas contra febre aftosa para a América do Norte (EUA, México e Canadá). As informações são da assessoria de imprensa da Biogénesis-Bagó.