Redação (03/07/2008)- Os preços da carne devem aumentar no próximo ano, segundo Eugen Weinberg, estratégia da área de “commodities” no Commerzbank.
“Há uma relação entre o preço da carne e os preço de outros produtos agrícolas. Para produzir um quilo de carne, são necessários cerca de 8 a 10 quilos de cereais. A produção de carne exige muita energia e cereais, por isso quando o preço do petróleo sobe, também sobe o dos combustíveis, do etanol e dos cereais”, comentou Weinberg em entrevista à Bloomberg TV.
“A carne requer a utilização de uma grande quantidade de cereais. É por isso que o Commerzbank prevê que o preço da carne vai aumentar em 2009, a par com as cotações do petróleo e dos cereais”, acrescentou o mesmo responsável.
Na sessão de hoje em Chicago, o milho seguia a subir, uma vez que a escalada dos preços do petróleo intensifica a especulação de que a procura deste cereal para a produção de biocombustível poderá aumentar, levando a uma quebra dos inventários.
O contrato de Dezembro do milho seguia a ganhar 0,9%, para 7,585 dólares por alqueire, depois de ter atingido um recorde de 7,9925 dólares no passado dia 27 de Junho.
O trigo acompanha a tendência de valorização e o contrato de Setembro seguia a valorizar 1%, para 8,6575 dólares por alqueire em Chicago.
As cotações do trigo estão hoje a ser impulsionadas pela convicção de que os produtores de suínos, bovinos e aves domésticas vão procurar mais trigo em alternativa ao elevado custo do milho, refere a Bloomberg.