Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fracassa acordo na OMS para compartilhar vírus da gripe aviária

<p>A organização decidiu em maio passado reformular seu sistema de compartilhamento de vírus de gripes, existente há 50 anos.</p>

Redação (26/11/2007)- Não houve acordo entre as autoridades sanitárias para a criação de um novo sistema para o compartilhamento de vírus da gripe aviária, o que seria útil na produção de vacinas, disse a Organização Mundial da Saúde na sexta-feira (23-11). "Ninguém pode lhes culpar por não ter tentado. Ficou tão perto e no entanto tão longe", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, na sessão final de quatro dias de reuniões.

Os funcionários devem voltar a se reunir, em grupos de trabalho menores, antes da assembléia anual da OMS, em maio, segundo um porta-voz da agência da ONU. Mas seria necessário realizar posteriormente uma reunião mais ampla para firmar o acordo. A OMS decidiu em maio passado reformular seu sistema de compartilhamento de vírus de gripes, existente há 50 anos. Para isso, seria preciso definir novas regras com pesquisadores e laboratórios.

Mas a Indonésia, país mais afetado pela gripe aviária, disse que os países pobres poderiam não se beneficiar das vacinas desenvolvidas com as amostras. Jacarta defende que os países envolvidos no compartilhamento tenham pleno controle do seu uso e acesso garantido às vacinas resultantes. Atualmente, 16 laboratórios estão licenciando vacinas contra o vírus H5N1, o mais propenso a gerar uma pandemia. Entre as empresas envolvidas estão Novartis, Glaxo e Sanofi Pasteur.